Uma visão holística da Le Grand Train

Parafraseando Sigmund Freud em suas palavras ele comenta que “o pensamento é o ensaio da ação”. Para agir é imperativo pensar e planejar com antecedência, partindo do pressuposto que nosso pensamento é uma antecipação de nossas atitudes.
Fundei a Le Grand Train para satisfazer acima de tudo uma carência pessoal por itens de boa qualidade. Foram muitos meses de planejamentos, estudos e muita dedicação para alcançar resultados satisfatórios nas construções e peças fundidas em resina. Atributos como qualidade e inovação sempre estarão presentes por menor que seja a peça, isto é algo que realmente não posso menosprezar. Lembro contudo, que em paralelo com esta condição eu procuro acrescentar a diversão e o prazer de realizar um trabalho sistémico, que ao final você poderá dizer: Eu gostei, foi divertido e superou as minhas expectativas.

Castings em escala HO

Sem sombras de dúvida os castings foi a parte mais trabalhosa e desafiadora de todo projeto. Tudo começou com idéias simples e singelas de confeccionar pequenas peças, porém os dias foram passando e a ânsia de produzir itens cada vez mais ousados foi brotando e claro que o desafio cresceu de maneira exponencial. Qualidade, inovação e criatividade sempre são os pilares que norteiam a elaboração dos castings.
Abstrair de maneira realista a alça de uma lata de lixo, o conteúdo entulhado, porém convincente no seu interior, os “veios e grãos” da madeira nas caixas, os dentes de uma engrenagem, uma simples garrafa e ao mesmo tempo reproduzir a fidelidade na grandeza escalar foi algo difícil, trabalhoso, mas muito recompensador.
Uma das minhas maneiras para determinar se alcancei sucesso num item é mostrá-lo a um parente próximo não familiarizado com o modelismo e perguntar: O que é isso? Se a resposta for: “Hum, é uma bobina de fio, que alias possui o fio enrolado nela, em cima há dois pneus...nossa, posso ver os frisos e dentro dos pneus existe um velho balde sem alça repleto de engrenagens” alcancei plenamente meu objetivo e assim casting a casting é confeccionado. Seria mais fácil produzir peças que não demandassem extremo realismo, porém cairia no erro de não produzir qualidade.

Na página castigs ho você pode vizualizar uma parte da minha coleção com abuso dramático da opção macro na fotografia. Não há edição nas imagens e nem correções de qualquer gênero, é uma simples e pura foto daquilo recém saído da fabricação.

Construções

Utilizar uma CNC laser é algo que nos traz muito conforto e segurança quando há necessidade de precisão nas partes, porém não excluo a interação humana na construção do projeto. O contato direto do modelista na construção se faz muito necessário e de maneira concreta acredito ser este o ponto alto nas minhas construções. Embora seguindo fielmente aos planos de contrução, diferenças sutis farão sua construção única, afinal ela terá os seus traços.

  • Matérias primas - Não vou dizer que foi uma tarefa fácil, realmente encontrar materiais adequados para os mais diferentes fins respeitando a razoabilidade e a proporcionabilidade deu muito "pano pra manga". Como reproduzir de maneira fidedigna a soleira da janela? Que material utilizar? Este entre tantos outros pontos foi a pergunta. Hoje este desafio foi superado e numa única construção você encontrará diversos materiais.
  • Manual de contrução - Um passo a passo repleto de ricas informações e alguns gabaritos te conduzirão a uma montagem divertida e prazerosa, bastando apenas seguir os tópicos com algumas simples ferramentas e poucas tintas para alcançar êxito. Se porventura surgir a pergunta: é dificil construir, existe necessidade de experiência? A resposta é não, basta apenas seguir os passos e fará um excelente trabalho.

Dúvidas? Fale com o Paulo!

Este sou eu ai na foto. Se tiver dúvidas sobre qualquer coisa fale comigo.
Meu e-mail esta localizado no canto superior direito ou pode utilizar a página contato.
Se ainda preferir pode me chamar pelo número (5542) 9.9913-1710.

Paulo Maurício

Le Grand Train