Manuais Online

Manuais online é um canal no qual disponibilizo algumas das minhas técnicas de modelagem, transmitindo de forma clara e objetiva vários conceitos que poderão ser muito úteis. A le Grand Train acredita que o conhecimento adquirido deve ser repassado e compartilhado para que nosso hobby seja cada vez mais consistênte. Note que é apenas a minha forma de fazer, jamais tome isso por definitivo, seja ousado e coloque a mão na massa. Se não encontrar os materiais que utilizei substitua por outros que a seu ver produza resultados agradáveis. Minhas considerações pessoais: Menos é mais no modelismo, tome cuidado com excessos e sempre que possível erre para menos, pois é mais fácil retomar o controle. Seja otimista e convicto do seu trabalho, se houver dúvida sobre a qualidade do mesmo você pode muito bem refazer, isto irá agregar prática no seu currículo.

Pintando e envelhecendo castings - Caixas de madeira

Vamos gastar no máximo 5 minutos na pintura e envelhecimento de duas caixas. Você pode pensar: Porque não jogar uma camada de tinta marrom e pronto? Espere, podemos fazer muito melhor que isso. Acredito que a pequena caixa é um dos meus menores itens fabricado de forma avulsa, suas medidas não passam de poucos milímetros, mas vamos observar o quanto de caráter e identidade podemos adicionar nela. Considere cada peça como um modelo, temos uma vida inteira pra fazer uma maquete. Lembre-se: se não gostou do resultado é só fazer novamente.

1° passo: Como sempre utilizei um palito de sorvete e fita dupla face pra prender os castings. Lembro, contudo que um palito de dente inserido na parte inferior utilizo com frequência também.

Pintando e envelhecendo castings - Caixas

2° passo: Desde a formulação dos primeiros castings tive a sensibilidade de facilitar o trabalho de pintura posterior. A cor fornecida nas peças não foi escolhida de forma aleatória, ela pode muito bem ser utilizada como cor base, principalmente quando trabalhamos com “madeiras”. Por costume aplico uma camada de VALLEJO DESERT TAN 686 – 71.122, mas comparando as duas imagens (com e sem aplicação da vallejo desert tan 686) observamos uma tonalidade muito parecida. Para esta pintura eu utilizei.

Pintando e envelhecendo castings - Caixas

3° passo: Na caixa menor, da esquerda, eu apliquei uma camada completa de pastel #411.3 Burnt Sienna enquanto que na maior utilizei a cor #408.5 Raw Umber. Depois de aplicado retirei o excesso.

4° passo: Na caixa menor foi utilizado pastel #411.3 Burnt Sienna apenas entre as frestas e quinas.

Pintando e envelhecendo castings - Caixas

5° passo: Utilizando a receita de A&I (1 (uma) parte de tinta nankin preta para 180 (cento e oitenta) de álcool), fui entre as tábuas de ambas as caixas utilizando um pequeno pincel e uma quantidade mínima da solução. Não queremos inundar as peças com a solução, vamos apenas entre as emendas para dar um “oi”. Se utilizar demais A&I ou não gostar do resultado volte com os pasteis para reparar.

6° passo: Aplicar #70.955 FLAT FLESH utilizando o método “pintura seca" (Utilize um pequeno pincel chato com praticamente nada de tinta, você abastece o pincel e logo retira todo excesso num pano ou papel toalha. Faça diversas aplicações até chegar ao resultado esperado) em toda caixa menor e em torno da maior. Observe a diferença entre o antes e o depois nas fotos.

Pintando e envelhecendo castings - Caixas

7° passo: É hora de pintar os itens dentro da caixa maior. Como são diversos produtos como potes, garrafas, engrenagens e peças deixo a escolha das cores por sua conta.

8° passo: Por fim, no interior da caixa maior sobre os itens adicionei um pouco de pastel #411.3 Burnt Sienna nos metais e #408.5 Raw Umber sobre as demais partes.

Pintando e envelhecendo castings - Caixas

Pintando e envelhecendo castings - Caixas

Pintando e envelhecendo castings - Caixas